Obra de André Moravec constrói um mundo imaginário para explicar o mundo físico

São Paulo, 03 de dezembro de 2019 – Está na dúvida sobre o que dar de presente para aquele familiar ou amigo que adora ciência? Logmos – Concepção Lógica de uma Estrutura Física (All Print Editora) é a obra-prima do nonagenário André Moravec. O tratado é fruto do estudo do autor ao longo dos últimos 70 anos, período em que se debruçou intensamente sobre o mundo da física teórica e da filosofia.

O livro pode ser encontrado nas livrarias online: All Print Editora Amazon Martins Fontes Saraiva Livraria Cultura Estante Virtual .

“Meu objetivo ao explicar um mundo imaginário (Logmos) foi o de esclarecer, por comparação, alguns assuntos do nosso Cosmos. Quando iniciei meus estudos, não poderia supor que acabaria descobrindo novas implicações no mundo físico. Conforme fui me aprofundando, senti a necessidade de dividir isso com todas as pessoas por meio deste livro, deixando um legado”, afirma André.

Nesta obra, André prevê um fenômeno que poderia ser testado experimentalmente. “Segundo o autor, a Lei da Gravitação Newtoniana deveria ser expressa como proporcional à soma das massas – ao invés do produto – e inversamente proporcional ao quadrado da distância. Neste caso, a constante gravitacional teria dimensões de metro cúbico por tempo ao quadrado, que poderia ser interpretada como uma aceleração volumétrica, ou seja, uma expansão em volume do Cosmos, que se coaduna com a teoria do Universo Inflacionário atualmente aceita por grande parte da comunidade científica”, afirma o Prof. Dr. Osvaldo Negrini Neto, Físico Teórico e Cientista Forense, atual pesquisador em Ciência Forense Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN.

Logmos é um tratado em formato de síntese, uma leitura que exige do leitor interessado em ciência e filosofia um aprofundamento em novos conceitos de tempo, espaço e matéria. No livro, estes conceitos são definidos de forma lógica, tendo a geometria como base para a construção dos elementos. O tempo – denominado tora – representa a transição do passado para o futuro. É leitura de interesse a todos que amam o conhecimento.

Sobre o autor – Nascido em 1928 em Belgrado, na Iugoslávia, André Moravec chegou ao Brasil em 1948. Em 1958, formou-se em Arquitetura na Universidade de São Paulo (FAU-USP). Entre 1962 e 1963, fez um estágio no governo da França. Atuou como arquiteto até se aposentar aos 50 anos, quando passou a estudar intensamente Física e Filosofia.