Em 12 de dezembro, às 10h, 150 formandos receberam a beca virtual de A Liga Digital, após seis meses de cursos de e-commerce, marketing digital e programação

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o nível de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil atingiu tristes 31% no 3º trimestre deste ano. E segundo informações da consultoria IDados, mais de dois terços dos jovens no Brasil (77,4%) têm empregos considerados precários. Diante deste panorama, surgiu este ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, A Liga Digital, que tem como missão ajudar a abrir as portas do mercado digital, de forma gratuita, a jovens de escolas públicas e pessoas com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. No dia 12 deste mês, o projeto educacional promoveu a formatura virtual de 150 alunos de diferentes cidades brasileiras. Desde agosto, eles assistiram 30 horas de aulas online e ao vivo, ministradas por especialistas em e-commerce, marketing digital e programação.

A fim de evitar a aglomeração dos jovens e professores, o recebimento das becas foi virtual. “Realizamos a transmissão ao vivo via YouTube, em um momento de grande alegria e confraternização das turmas de formandos”, conta Helenice Moura, co-fundadora de A Liga Digital e presidente do Comitê de Líderes de E-commerce.

“Para se formarem, nossos alunos criaram trabalhos em grupo que passaram por uma banca examinadora composta por nosso corpo de heróis voluntários”, explica Edilaine Godoi, co-fundadora de A Liga Digital.

“Participar do curso de Marketing Digital da Liga foi uma experiência inovadora. Além do grande aprendizado, tive a oportunidade de entrevistar nomes importantes do mercado em uma live. Estou certa de que tudo que aprendi me ajudará bastante na trajetória profissional. Me sinto grata por esta oportunidade única de educação”, afirma Mirian Rute, 22, residente na cidade de São Paulo.

Para a formatura virtual, A Liga Digital lançou um filtro de Instagram exclusivo para os alunos fazerem fotos e vídeos com a beca virtual. Foi uma forma de, mesmo remotamente, os alunos celebrarem e compartilharem sua conquista com os amigos nas redes sociais. Eles receberão em casa os certificados físicos dos seus respectivos cursos junto com livros doados pelos parceiros do projeto.

O evento de formatura online contou com a participação dos executivos Bruno Mello, Diego Smorigo e Fábio Fialho, que falaram sobre suas experiências profissionais e de inovação no mundo digital.

Os cursos online 100% gratuitos de A Liga Digital são ministrados por profissionais renomados do mercado digital, como Alessandra Bertramelli, Alexandre Ferreira, Bruno Berezaga, Bruno Vilarino, Daniel Storch, Daniela Benoit, Denis Knipl, Diego Bartolo, Euripedes Magalhães, Gustavo Chapchap, Henrique Duda, Hygor Roque, Francisco Armando, Igor Reis, Luis Felipe Ennes, Luiza Severo, Marcelo Conforto, Paulo Cardoso, Ricardo Martins, Ricardo Santana, Rodrigo Rio e orientação pedagógica de Tiemi Yamashita.

As inscrições para os próximos cursos serão abertas no início de 2021. Mais informações podem ser encontradas em www.aligadigital.com e www.instagram.com/_aligadigital.