Indústria 4.0, impressão ecológica, ciclos rápidos de impressão e recursos para imprimir vários materiais com um único tipo de tinta pigmentada e em processo de uma única etapa marcam um acordo de distribuição que impulsionará a expansão do fabricante global no mercado têxtil brasileiro

Considerada uma das maiores empresas do mercado global com suas soluções inovadoras e sustentáveis em escala industrial para produção sob demanda, a israelense Kornit Digital amplia sua presença no mercado brasileiro por meio de um contrato de distribuição com a Global Química & Moda (GQM). A GQM é a líder brasileira em impressão digital têxtil e busca, através da parceria, fortalecer seu portfólio de soluções com sistemas e insumos que aliam sustentabilidade e alta produtividade para o mercado de moda.

“A tecnologia e os produtos da Kornit estão muito ligados a uma nova realidade do mercado, o que está tornando mais fácil para todos os tipos de negócios projetar, criar e vender seus conceitos de moda”, avalia Felipe Sanchez, CEO da GQM. “Com a impressão digital, as marcas de moda e varejo não precisam fazer a produção em massa para viabilizar o processo, o que reduz a necessidade de estoque. As peças podem ser customizadas sob demanda, tornando muito mais viável a rotina de pequenos negócios, lojas, e-commerces e até mesmo grandes indústrias e varejistas. Os equipamentos possibilitam novos modelos de negócios, como o ‘smart-fashion’, e a Kornit traz um importante diferencial por meio do processo NeoPigment™, que inclui tintas pigmentadas biodegradáveis livres de metais pesados e um processo que não usa água no processo de impressão”, reforça.

De acordo com Jack Strimber, gerente geral da Kornit na América Latina, a parceria com a GQM deve render um aumento substancial na visibilidade e adoção da tecnologia da Kornit no Brasil, a segunda maior economia do hemisfério ocidental. “Nosso portfólio oferece escalabilidade para o negócio da moda, com possibilidade de redução de custos por meio de tintas mais eficientes e processos ágeis”, afirma Strimber. “Isso significa que há possibilidade de diferenciação no mercado de investimentos em impressão digital, o que será cada vez mais importante para as marcas continuarem crescendo. Chegamos como uma solução viável e sustentável”, diz.

Soluções de estamparia para médias e grandes empresas

Sanchez destaca que outro aspecto fundamental da parceria com a Kornit será o fortalecimento das relações da GQM com empresas de grande e médio porte. Para esses negócios, as impressoras industriais DTG oferecem o maior potencial: “Entre as inovações estão equipamentos como o Kornit Atlas, com capacidade de produção de mais de 160 peças por hora; e o Vulcan Plus, lançado recentemente no mercado internacional, que imprime até 235 imagens por hora e é adequado para gráficas e indústrias que já dominam as técnicas de impressão digital e buscam alta produtividade”.  A tecnologia Kornit DTG será apresentada para demonstrações ao vivo no centro de experiência da GQM, em São Paulo (SP).

Mercado brasileiro de impressão digital

Fortalecer o posicionamento de mercado por meio de parcerias internacionais, segundo Sanchez, é uma estratégia da GQM para se manter competitiva em um mercado de rápido crescimento no país. Um estudo da Keypoint Intelligence aponta que entre 2017 e 2022, 12 mil novos dispositivos de impressão digital serão instalados no mercado têxtil e de decoração. Essas impressoras devem render 4 bilhões de metros de tecidos impressos digitalmente.

Impulsionada por uma parceria com a Kornit e outras marcas internacionais, a GQM espera crescer 50% em 2021 e continuar a liderar o mercado de impressão digital como um dos principais fornecedores multimarcas de soluções para o segmento.

Sobre a Global Química & Moda

Fundada em 2006, a GQM é a líder brasileira em impressão digital têxtil, com cerca de 70% do market share brasileiro. Destaca-se por parcerias com marcas renomadas como Sun Chemical, Epson, Kornit Digital, Neenah Coldenhove e Lamberti. Oferece produtos que vão desde impressoras e tintas a produtos como foil e glitter, além de serviços de suporte técnico. Possui sede em São Paulo (SP), filiais em Blumenau e Gaspar (SC), além de centrais de vendas distribuídas em todo o Brasil.

Sobre a  Kornit Digital

A Kornit Digital (NASDAQ: KRNT) desenvolve, fabrica e comercializa tecnologias de impressão digital industrial para a indústria têxtil e de vestuário. Oferece soluções completas, incluindo sistemas de impressão digital, tintas, produtos, software e suporte pós-venda. Liderando o mercado de impressão digital direta na roupa com seu exclusivo processo de impressão ecologicamente correto NeoPigment, a Kornit atende diretamente às necessidades em constante mudança da cadeia de valor da impressão têxtil. A tecnologia da Kornit permite modelos de negócios inovadores com base em conceitos de personalização da web para impressão, sob demanda e em massa. Com sua experiência no mercado direto para roupas, a Kornit também oferece uma abordagem revolucionária para a indústria de impressão têxtil rolo-a-rolo: impressão digital com um único conjunto de tinta em vários tipos de tecido, sem processos de acabamento adicionais. Fundada em 2003, a Kornit Digital é uma empresa global, com sede em Israel e escritórios nos EUA, Europa e Ásia-Pacífico, e atende clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Mais informações em www.kornit.com.

Sobre a Global Química & Moda

Fundada em 2006, a GQM é líder brasileira no setor de impressão digital têxtil direta no tecido, com cerca de 70% do market share brasileiro. Se destaca por parcerias com marcas de renome, como Epson, Sensient, Neenah Coldenhove e Lamberti. Conta com produtos que vão de impressoras e tintas a insumos como foil e glitter, e também serviços de assistência técnica. Com sede em São Paulo (SP), filiais em Blumenau e Gaspar (SC), além de Centrais de Vendas distribuídas por outros quatro  estados (Pernambuco, Ceará, Goiás e Rio de Janeiro).