Engenheiro do Grupo Isorecort discorre sobre a utilização do EPS nas construções residenciais e comerciais

Por desconhecimento de seu extenso potencial de uso, tem quem ainda torça o nariz com relação ao uso do EPS (conhecimento popularmente como “isopor”) na construção civil. O material, que é utilizado em diferentes densidades em uma série de peças em países como Estados Unidos, Japão e também na Europa, nos formatos de lajotas, telhas, molduras e paredes, está sendo aplicado de forma inovadora no Brasil por meio dos painéis monolíticos.

A fim de esclarecer algumas das dúvidas a respeito do material e de suas utilidades, o Engenheiro Denilson Rodrigues, do Grupo Isorecort, lista alguns mitos e verdades:

O EPS é um material frágil. Mito

Na verdade, trata-se de um material resistente.Dependendo da densidade, o material é capaz de suportar mais de 40 toneladas por m2.

O EPS evita a proliferação de fungos e bactérias. Verdade

Por terbaixíssima absorção de umidade, além de evitar os microrganismos, o material também elimina o risco de infiltrações.

O EPS não oferece segurança para a construção. Mito

Além das características de resistência, leveza e facilidade no manuseio, o EPS proporciona segurança comprovada na construção de empreendimentos, assim como velocidade na montagem e execução.

O EPS ajuda na redução de custos. Verdade

O painel monolítico (Monopainel®), por exemplo, que é uma parede inteira de EPS fabricada pelo Grupo Isorecort e que gera uma redução aproximada de 30% nos custos finais da obra, é um terço mais rápido de se executar em comparação à alvenaria convencional.

O EPS é um produto tóxico. Mito

O EPS não é um material tóxico nem perigoso. Ele é isento de CFC e é 100% reciclável. As sobras obtidas durante o processo de fabricação dos produtos são recolhidas e recicladas, dando origem a novos produtos.

O EPS oferece conforto térmico e acústico. Verdade

O EPS oferece excelente desempenho termoacústico. Por conta desta caraterística, o material atende ao que dispõe a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, que prevê os requisitos mínimos de desempenho de edificações habitacionais.

Especialista em EPS para construções e aplicações residenciais, comerciais e industriais

No segmento do EPS para a construção civil, o Grupo Isorecort fabrica o Monopainel® (painel monolítico para a execução de alvenarias de fechamento/estrutural em edificações residenciais, comerciais ou industriais); fechamentos de shaft (com kits hidráulicos, que podem ser usados em banheiros, áreas de serviço, telefonia, elétrica e hidrante) e GeoSolution® (blocos de alta densidade para aplicações como viadutos, cabeceiras de ponte, muros de arrimo, estacionamentos, rampas de acesso, elevação de solo e para substituição a aterros sobre solos moles).

Além disso, o Grupo também desenvolve molduras (internas e externas para fachadas, requadros, arcos, faixas, janelas e colunas de sustentação); lajotas (ideais para a confecção de lajes e que substituem as lajotas cerâmicas); telhas (núcleos para telhas do tipo “sanduíche”, que podem ser usados em telhados novos ou já existentes); ISOBaldrame® (canaletas em EPS, recortadas a partir de um bloco de média densidade em formato “U” para a construção de vigas baldrame); placas (ideais para impermeabilização, juntas de dilatação e isolamento termoacústico), forros (para isolamento térmico e decoração de ambientes) e pérolas (usadas para a formulação de concreto leve, podendo também ser usadas em funções não estruturais).

Mais informações sobre as soluções do Grupo Isorecort para diferentes segmentos podem ser encontradas em isorecort.com.brmonopainel.com.br e geosolution.com.br.

Sobre o Grupo Isorecort – Indústria brasileira líder de mercado no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais, possui sede localizada em Ribeirão Pires/SP e filial em Varginha, sul de Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Fundada há mais de 15 anos, a companhia é uma das maiores transformadoras de EPS (isopor) do país. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, a empresa integra diversas entidades que visam o desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.