Fabricante aposta no mercado brasileiro para a introdução de produtos biológicos com selo de certificação orgânica da USDA e da UE

A fabricante norte-americana de produtos biológicos Solarvest BioEnergy Inc. (TSX-V:SVS) acaba de anunciar que sua divisão Eversea Inc. assinou um acordo com a MRF Associates Inc. para representação da empresa no Brasil e introdução dos produtos e ingredientes Ômega-3 Orgânico no mercado brasileiro. Além de orgânicos, os produtos são plant-based, sem aditivos químicos ou ingredientes sintéticos. A linha inclui quatro produtos distintos, voltados a diferentes necessidades nutricionais.

“O Brasil tem uma longa tradição na área de suplementos e medicamentos de origem botânica e representa uma oportunidade importante de mercado para os nutracêuticos Eversea”, afirma Michael Farley, da MRF Associates Inc.. A MRF atua no mercado brasileiro de saúde desde 2003. “Forneceremos o único ômega-3 orgânico certificado aos distribuidores e fabricantes no país, aumentando nossa participação no mercado”. 

A linha Eversea agora disponível no Brasil inclui o Ômega 3 orgânico Kids: Gotas de frutas; o Ômega 3 orgânico Chocolate, com 70% cacau, 300 mg de DHA e ácido fólico; o Ômega 3 orgânico Superfood smoothies/shakes, com proteína, beterraba, B12, etc; e o ingrediente de formulação Ômega 3 orgânico em pó a granel.

Michael Farly, da MRF Associates Inc.

O Brasil é um grande produtor de insumos agrícolas e um dos principais mercados de produtos orgânicos de origem botânica. A geração dos chamados millennials, composta por setenta milhões de pessoas (50% da força de trabalho atualmente, 70% da força de trabalho até 2030), vem impulsionando a demanda por tais produtos, de acordo com o estudo Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil, do Itaú BBA. Dados divulgados em 2020 pelo Ministério da Agricultura (MAPA) revelam que a receita gerada por produtos orgânicos foi da ordem de R$ 4,6 bilhões em 2019, com crescimento de 15% em relação ao ano anterior. 

De acordo com Farley, a conscientização do consumidor a respeito dos produtos à base de ômega-3 é ampla. “A oferta de produtos inclui os setores de suplementos, alimentos funcionais, produtos naturais, produtos veganos e produtos voltados para o bem-estar. Produtos orgânicos importados certificados pela USDA podem ser encontrados no varejo e em canais de venda online”, exemplifica.

“Há uma conscientização crescente do consumidor a respeito de produtos Ômega-3 livres de químicos, solventes, metais pesados e poluentes. Os profissionais da área de marketing que atuam no setor de orgânicos enxergam a fabricação de produtos derivados de algas marinhas e livres de contaminantes como uma vantagem competitiva. A versatilidade do processo patenteado permitiu à empresa demonstrar que diversos produtos fabricados com Ômega-3 orgânico podem ser integrados a canais existentes de marketing”, continua Michael Farley.

A Solarvest fabrica produtos rótulo limpo (“Clean Label) para satisfazer a demanda por produtos Ômega-3 para a saúde orgânicos, de qualidade premium e de origem vegetal. A empresa também oferece aos fabricantes e varejistas produtos de marca própria (”Private Label”) e marca branca (“White Label”) feitos com o seu próprio Ômega-3 de alta biodisponibilidade. As pesquisas de mercado indicam uma grande demanda pelas características únicas do produto, principalmente entre consumidores que se interessam por dietas orgânicas e veganas. O princípio ativo Ômega-3 recebeu a classificação NDI (Novo Ingrediente Dietético) da FDA, além do selo de certificação orgânica da USDA e da UE.  

No setor de produtos naturais, a MRF Associates Inc. prestou consultoria para a Atrium Innovations (atual Nestlé) na introdução no mercado de diversas grandes marcas, assim como organizou os procedimentos de registro, distribuição e estudos clínicos de um nutracêutico destinado à alimentação animal e vem auxiliando um fabricante de suplementos a adquirir tinturas de óleo de CBD. Nos anos 1990, o Diretor da MRF Associate, Michael Farley, gerenciou programas de investimento no Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Canadá e foi nomeado Cônsul em Milão, na Itália.

Sobre a Solarvest – A Solarvest BioEnergy Inc (SVS). é uma empresa fabricante de produtos biológicos à base de algas, cuja plataforma de produção fornece um sistema extremamente flexível, capaz de produzir diversos produtos, de ácidos graxos Ômega-3 a proteínas terapêuticas humanas. A empresa demonstrou com sucesso a expressão da BMP, uma proteína terapêutica de alto valor, de antígenos virais (proteínas imunoestimuladoras) e de cecropinas (peptídeo/proteína antimicrobiana). A empresa também lançou um programa voltado para a expressão de CBD e THC, a serem produzidos em fábricas de fermentação que adotam Boas Práticas de Fabricação (GMP).