Plataforma de farmácias online registra expressivo aumento de 309% na procura por produtos relacionados, restritos a hospitais e/ou de prescrição médica

O início de 2022 tem sido marcado pelo aumento do número de crianças internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diferentes estados do País. Em São Paulo, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, os casos e internações começaram a aumentar em março e se mantêm em patamar alto. Já dados da Secretaria de Saúde Estadual de Santa Catarina apontam que os casos cresceram 19,76% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2021. Acompanhando este cenário, o marketplace de farmácias Consulta Remédios tem registrado aumentos expressivos nas buscas por medicamentos relacionados à SRAG.

“Na plataforma, a procura por palivizumabe, medicamento restrito a hospitais com dispensação sob prescrição médica, e destinado à prevenção de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo vírus sincicial respiratório em pacientes pediátricos, aumentou 309% na última semana de abril em comparação à primeira semana de janeiro deste ano”, informa Ruan Barbosa, Diretor de Growth da Consulta Remédios. 

Especificamente no Estado de São Paulo, a quantidade de medicamentos colocados em carrinho no marketplace contendo as substâncias salbutamol, fenoterol, ribavirina palivizumabe, geralmente usados com prescrição médica no tratamento de bronquiolite em crianças, teve aumento de 172% em abril na comparação com março deste ano.

De acordo com especialistas consultados pela plataforma, a síndrome pode ser causada por diferentes vírus respiratórios. Em bebês e crianças pequenas, uma das causas mais comuns seria o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), mas ela pode também ter relação com outros tipos, como Covid-19 ou vírus da gripe. É importante buscar ajuda médica no caso de sintomas como febre alta, muita tosse e/ou dificuldade para respirar, de forma a evitar agravamentos como pneumonia ou bronquiolite.

Apesar de as condições climáticas contribuírem para disseminação de doenças, a incidência da SRAG não ocorre apenas devido às baixas temperaturas, o clima seco do outono ou por conta da permanência em ambientes fechados. Após dois anos de relativo isolamento social, eles acreditam que é natural que a volta às aulas e a flexibilização do uso de máscaras acarretem uma maior circulação de vários tipos de vírus.

Sobre a Consulta Remédios: Nascida em 2000, há dois anos tornou-se o primeiro marketplace de farmácias do Brasil, a healthtech conecta pacientes, médicos e profissionais de saúde às farmácias online de todo o Brasil. Além de mostrar e comparar preços e ofertas, a plataforma traz informações sobre os medicamentos e produtos de saúde, perfumaria e beleza. São milhares de drogarias cadastradas na plataforma, oferecendo entregas rápidas para todo o país. Em 2022, a CR comprou a startup Receita Digital, acelerando ainda mais a conexão entre prescritores, pacientes e farmácias, independentemente do canal de venda. Mais informações podem ser encontradas em https://consultaremedios.com.br/.