Multinacional japonesa fornece componentes originais de sistema de ignição do país

A NGK, líder global no mercado de velas de ignição, completa 63 anos de operação nacional em 1º de agosto. A multinacional chegou ao Brasil em 1959 e instalou em Mogi das Cruzes (SP) a sua primeira fábrica fora do Japão. Atualmente, a companhia tem forte presença em todos os continentes.

Com 625 mil m², a planta localizada no bairro Cocuera é responsável por empregar mais de 1,4 mil profissionais que produzem componentes automotivos, como velas, cabos de ignição e terminais supressivos. A fábrica dispõe também de um dos seis centros tecnológicos da companhia no mundo. 

Segundo Yuki Izuoka, presidente da NGK do Brasil, toda a trajetória da empresa é acompanhada pela inovação. “Celebramos 63 anos marcados pela produção de componentes de alta tecnologia, com garantia de aplicação, qualidade original e disponibilidade no mercado para atendimento integral de nossos clientes”, afirma.

Liderança no mercado automotivo

A NGK é uma das principais fornecedoras de componentes originais de sistema de ignição e líder no mercado nacional de reposição. Em 63 anos, a companhia atingiu a marca histórica de 2,5 bilhões de velas produzidas, além de superar 310 milhões de cabos de ignição. A empresa ainda comercializa bobinas de ignição e velas aquecedoras sob a marca NGK e sensores de oxigênio sob a marca NTK.

A história da companhia também é acompanhada pelo comprometimento com o meio ambiente, mediante a promoção de uma série de iniciativas alinhadas ao programa global Ecovision 2030, que estabelece metas de resposta às mudanças climáticas, expansão de produtos ambientalmente amigáveis, conservação de recursos hídricos e gerenciamento de resíduos.

Entre os projetos voltados à sustentabilidade das operações está o sistema de energia solar implementado em 2021 pela fábrica, que já detém o maior sistema fotovoltaico da região do Alto Tietê. Em média, a NGK gera 150 MWh/mês, o que rende uma economia de 7% no consumo. Para 2022, o plano é expandir o sistema fotovoltaico para ampliar a capacidade de geração em 36%. 

A NGK também destaca entre as suas prioridades o gerenciamento de resíduos – tanto que a companhia já reprocessa 90% de seus resíduos e recicla 70% da água utilizada por meio de uma estação de tratamento de efluentes da própria fábrica com foco em reduzir os impactos ambientais na região.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.