"Dia D" da vacinação contra a pólio em Peruíbe (SP)

“Dar de si antes de pensar em si” e “mais se beneficia quem melhor serve”, são os lemas do Rotary Club que datam dos primórdios da organização. Uma das bandeiras do Rotary é o combate intensivo à Poliomelite por meio dos seus numerosos voluntários, que contribuem para sua total erradicação em todo o mundo.

“O Rotary trabalha para atender às carências de saúde em comunidades de todo o mundo há mais de um século. Desta forma, isso ocorre também na nossa cidade de Peruíbe, no litoral sul do estado de São Paulo.” afirmou André de Paula, atual presidente do Rotary Club de Peruíbe.

Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões em todo mundo e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obter o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$ 10 bilhões à causa.

Infelizmente, a Poliomielite voltou a preocupar. Casos registrados nos Estados Unidos, Israel e outros locais acenderam o sinal de alerta sobre a volta desta perigosa doença. No Brasil, as crianças podem estar em risco, pois a cobertura vacinal caiu muito desde 2015. Hoje, ela permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial que o trabalho continue para manter todos os outros países livres dela.

Em Peruíbe, a campanha de multivacinação começou no dia 08 de agosto e segue até o dia 09 de setembro. Nos postos da cidade, são oferecidas doses de atualização da imunização contra Gripe, Covid-19, Sarampo e também Poliomelite.