De coxinha de jaca a marmitas saudáveis, franquias investem em cardápios que levam opções veganas para a mesa dos consumidores

Em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Vegetarianismo, data que surgiu com o intuito de conscientizar sobre o consumo de proteínas de origem animal ao redor do mundo. Este ano, a ocasião também marca uma crescente busca pelo assunto no Brasil, já que de acordo com um estudo recente divulgado pela consultoria PwC, estima-se que 25 milhões de brasileiros se consideram veganos ou vegetarianos. Ainda segundo a pesquisa, o país está em busca de opções alternativas de proteínas para levar à mesa dos consumidores. Atualmente, a produção nacional é responsável por fabricar mais de 54 mil toneladas de proteínas alternativas – de origem vegetal – e até o final de 2023 deve alcançar o registro de 23 toneladas de produtos produzidos. 

Para acompanhar este ritmo, as franquias brasileiras têm criado opções diferentes e interessantes para seus cardápios. Confira cinco alimentos veganos disponíveis pelas redes: 

Coxinha de jaca – Açougue VeganoA premiada Coxinha de Jaca, eleita a melhor pela SVB -Sociedade Vegetariana Brasileira-, é o carro-chefe do Açougue Vegano, a maior rede de restaurantes veganos do país. Vendida em todas as unidades, o produto também pode ser adquirido em embalagens congeladas, para ser preparado em casa.
Espetinho Vegano Misto – Açougue VeganoOutra opção da rede e é preparado com linguiça calabresa vegana, cebola, proteína de soja, molho shoyu, óleo de soja, cebola em pó, alho em pó, vinagre de maçã, sal e fumaça líquida. As opções podem ser encontradas via delivery e em suas lojas, distribuídas nos estados de RJ, SP, MG, PR e PI.
Estupenda –  Pizza PrimePara os amantes de pizza,  a Pizza Prime, maior rede de pizzarias do Brasil, tem em seu cardápio opções pensadas para os vegetarianos e veganos, como a pizza Estupenda, com requeijão vegano, abobrinha e tomate cereja salpicado com castanha de caju. A franquia, presente em dez estados do país, leva a qualidade das pizzas tradicionais italianas com um toque de regionalidade e de carisma tipicamente brasileiro, misturando sabores que são preferidos pelo consumidor.
Pizza Oriental – Pizza PrimeA Pizza Oriental é uma das oito opções veganas distribuídas no menu da rede. A sua composição leva shitake, shimeji, champignon, gergelim branco, cream gourmet e pimenta biquinho. Para quem deseja experimentar os sabores da Pizza Prime, basta consultar no site as unidades disponíveis da região para delivery ou para consumo no restaurante.
Burguer Fit Vegan – Mr FitJá a Mr. Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, traz no seu cardápio opções rápidas para quem deseja comer algo vegano sem abrir mão da qualidade. O Burguer Fit Vegan leva molho de mostarda, cebola roxa, rúcula, tomate seco e pão com gergelim. As mais de 400 unidades da franquia podem ser encontradas em todos os estados brasileiros, com opções de comidas congeladas e de pratos prontos.

Moqueca de banana da terra – Mr FitLevando a banana da terra como um dos seus principais ingredientes, a moqueca oferecida pela rede é uma das opções disponíveis no cardápio. Feita com suco de limão, cebola, pimentão amarelo e vermelho, alho, tomate e leite de coco, o prato cativa quem deseja ter uma refeição completa com sabores diferentes.