Agregada aos processos das instituições particulares de ensino, são consideradas, entre outras ações, a comunicação, o relacionamento e o atendimento com excelência

Os meses de outubro a janeiro é o período em que as instituições de ensino privadas abrem o calendário para matrículas e rematrículas, e um dos maiores desafios dos gestores é alcançar resultados satisfatórios na captação, retenção e fidelização de estudantes.

Atrelado às ações anuais, essa importante estratégia para os alunos deve ser desenvolvida não apenas a partir do segundo semestre, como geralmente acontece nos colégios, mas sim em período maior, levando em consideração a participação de diversos setores.  

Com o intuito de aprofundar as discussões sobre o tema, a diretora-geral do Educandário Dos Anjos, Sandra Vallente, ressalta que a gestão de captação se dá durante todo o ano letivo, através da orientação para que todos os colaboradores mantenham uma boa relação com as famílias.

‘’A comunicação eficiente é o ponto primordial, assim como o envio periódico de pesquisas de satisfação, feedbacks constantes, além de um atendimento capaz de criar vínculos de confiança entre a escola, pais e alunos’’, destaca.

Sobre o alcance satisfatório de resultados, Vallente, que, junto à presidência do colégio, oferece as melhores condições e um sistema de ensino capaz de transformar o futuro de jovens e crianças, reforça que o atendimento com excelência deve abranger desde o primeiro contato via telefone, WhatsApp e porteiro à secretaria, financeiro e coordenação.

‘’Os professores são os grandes protagonistas da captação e retenção/fidelização dos estudantes, por isso devem receber uma formação contínua, sempre atualizados com as novas metodologias e ótimas entregas pedagógicas’’, finaliza.   

Sobre Sandra Vallente: Formada em pedagogia, pós-graduada em Educação, Direção Escolar, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, atua desde 2021 como diretora escolar de um colégio privado da Zona Leste da cidade de São Paulo, o Educandário Dos Anjos, que conta com mais de 500 alunos.