Há pelo menos 5 décadas, a comunidade científica estuda e reúne dados sobre o impacto da interferência humana no meio ambiente. Dentre eles, a alteração brutal nas concentrações de gases do efeito estufa. O que já foi por muito tempo chamado ‘aquecimento global’, hoje tem outro termo mais adequado: emergência climática. Nesse contexto, se faz urgente a transição para uma economia de baixo carbono. Essa busca pretende reduzir drasticamente as emissões de Gases Efeito Estufa (GEE), ampliar a produção e o consumo de energias limpas e atingir ganhos de eficiência energética e produtiva.

A Esphera Soluções Ambientais tem uma plataforma que possibilita o acompanhamento em tempo real dos indicadores de gestão ambiental das empresas. Isso facilita auditorias e aumenta a confiabilidade de investidores e bancos associada às questões ambientais, além de diminuir a necessidade de backoffice para levantar e reportar dados em relatórios de sustentabilidade e certificações ISO, por exemplo. Essa dinâmica possibilita o comparativo de performance ambiental entre diferentes sedes da empresa e fomenta o desenvolvimento de estratégias ASG nos negócios.

Dessa forma, a construção da competitividade das empresas em uma economia de baixo carbono se encontra no uso racional dos recursos naturais, na renovabilidade da matriz energética e na circularidade da produção. “A inovação dos processos produtivos e as soluções tecnológicas que estão no centro dessa nova e necessária economia são capazes de reduzir os impactos sobre o planeta. Carbono Zero é uma política desenvolvida por uma série de empresas que têm como intuito neutralizar a emissão de gases do efeito estufa por parte das pessoas e das próprias indústrias”, comenta Lucas Machado, co-fundador da Esphera.

Um serviço essencial que a Esphera oferece é o mapeamento de emissões de gases do efeito estufa, utilizando o software de carbono da empresa, e a consultoria “Jornada Carbono Zero” que contempla o desenvolvimento e o acompanhamento de um plano de descarbonização para empresas. “As ações da Esphera partem da ideia de que todos podem ser agentes de mudança por um mundo mais sustentável e equilibrado”, afirma Tiago Pinto, co-fundador da Esphera.

Sobre a Esphera

A startup surgiu como um projeto social em 2018, através da ideia de dois irmãos e um amigo – Arthur Luna, Lucas Machado e Tiago Pinto – engajados pela missão de desenvolver soluções que acelerassem a transição para uma economia de baixo carbono, impactando positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente. O intuito era também desenvolver o mercado de logística reversa, fomentando cadeias locais de valor integradas e eficientes e consistindo, assim, em um ponto de partida para uma economia mais circular, que associa o desenvolvimento econômico a um uso responsável dos recursos naturais.