Tradicional bloco carnavalesco, que completa 42 anos em 2023, tem como tema deste ano: ‘O fantástico carnaval de rua do Bixiga’ e como madrinha, a talentosa e carismática jornalista

A jornalista Majú Coutinho será a grande homenageada do desfile da Banda do Candinho, que acontece no dia 15 de fevereiro às 21hs no bairro do Bixiga, em São Paulo.

Candinho Neto explica que na figura de Majú a banda homenageia todas as mulheres do Brasil. “Estamos reverenciando todas as profissionais, principalmente as pretas, que como essa grande jornalista, batalharam e conquistaram cargos e posições importantes não apenas nessa área, mas em várias outras, demonstrando a força, coragem e talento da mulher brasileira”, ressalta.

Majú, nome carinhoso pelo qual é conhecida Maria Júlia Coutinho, que atualmente apresenta o programa Fantástico, na TV Globo, é também a madrinha do tradicional bloco carnavalesco comandado pelo também jornalista, Candinho Neto. Até mesmo um a marchinha, no estilo das tradicionais, já foi criada para Majú pelo presidente da agremiação.  “Nós fizemos o convite e ela gentilmente aceitou, ficou feliz  e ressaltou se sentir honrada”, ele comenta.

Maria Júlia Coutinho, a Majú, chegou à Globo em 2007 já acumulando uma trajetória de sucesso, com passagens pela TV Cultura, onde ao lado de Heródoto Barbeiro apresentava o Jornal da Cultura, após atuar como repórter naquela emissora. Na Globo Majú também foi repórter dos telejornais voltados a notícias locais e acabou chamando a atenção de William Bonner, quando em 2013 assumiu o posto de garota do tempo. Foi alocada no Jornal Nacional e passou por outros jornais, incluindo o comando do Jornal Hoje, até se tornar apresentadora do dominical Fantástico, ao lado de Poliana Abrita.

A homenagem da Banda do Candinho a jornalista segue a tradição do bloco carnavalesco de tecer homenagens a celebridades de diversos segmentos da sociedade. O dramaturgo e escritor Plínio Marcos; os atores Sergio Guizé (quando interpretou o personagem ‘Candinho’ na novela Êta Mundo Bom) e Airton Graça;  a cantora Maria Alcina; o maestro Eleazar de Carvalho; a modelo Helo Pinheiro; o professor de teledramaturgia Emílio Fontana; e o ex-jogador de futebol, do Corinthians, José Roberto Basílio, são alguns dos artistas já homenageados.

Fundada em 13 de setembro de 1981 na redação do antigo jornal Diário Popular, por Candinho Neto – que ao longo de quase dez anos (1980 a 1989) manteve no periódico uma coluna sobre carnaval -, a Banda do Candinho foi uma das pioneiras que surgiu com a finalidade de divulgar a fase pré-carnavalesca de São Paulo. O bloco é famoso por arrastar multidões, saindo do bairro do Bixiga até a Praça Ramos de Azevedo na região central.

Marchinha da Majú

Letra: Candinho Neto

Melodia: Almir Pérez

Ouvir a marchinha: https://www.youtube.com/watch?v=JXGzSuyOzDE

(LETRA)

MAJU-MAJU COUTINHO

MADRINHA DA BANDA DO CANDINHO

bis

COM APOIO GERAL

NA FESTA

DA MAIOR CIDADE NACIONAL

FOLIÕES EM EUFORIA

DESFILANDO

NO BIXIGA BELA VISTA

BAIRRO CENTRAL PAULISTA

CARNAVAL

FANTÁSTICO SHOW DA VIDA

COM ALEGRIA

NA RUA PRAÇA E AVENIDA

Bis

SERVIÇO

Informações Banda do Candinho 2023

Desfile: “O Fantástico Desfile do Carnaval de Rua do Bixiga/Bela Vista e Centro de São Paulo” – Homenagem à jornalista “Majú Coutinho”, madrinha da Banda do Candinho 2023.

Data: 15 de fevereiro – Quarta-feira

Concentração: 18h