A exposição está disponível na estação Bresser-Mooca da linha 3-Vermelha entre 9h e 17h

Devido à chegada do Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo – e a  Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda  –, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, trouxe a exposição “Histórias que nos Tocam” para a estação Bresser-Mooca da linha 3-Vermelha. A exposição estará disponível na estação no dia 03/02 entre 9h e 17h.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 700 mil casos novos de câncer ocorrerão por ano no Brasil até 2025, sendo as regiões sul e sudeste as que concentram cerca de 70% da incidência dos novos casos.

O acervo conta com 10 relatos de pacientes que passaram por tratamento na Unidade de Oncologia do São Camilo, localizada na Mooca, abordando suas experiências no combate à doença. Além disso, apresenta também algumas dicas para a prevenção do câncer, algo de grande importância para a sociedade visto que as chances de cura aumentam quando mais cedo for detectada a doença. Também é possível conferir as histórias do acervo na íntegra clicando aqui.

No Brasil, o câncer mais incidente na população brasileira é o câncer de pele não melanoma (30%). São 21 os tipos de câncer mais comuns para o próximo triênio, enquanto no último (2020 a 2022) eram 19. O acréscimo foi referente ao câncer de pâncreas e fígado.

Em homens, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer mais incidente é o de próstata (72 mil casos), enquanto nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum (74 mil casos).

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo

Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 5 unidades, que prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 1 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica que é referência no país, sendo considerado Top Recruitment – o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.

Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil, desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.