Get Free delivery from $100

Search trend: Polo T-shirt Cap
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items

Your cart (14)

Please install WooCommerce
Search trend: Polo T-shirt Cap

Your cart (14)

Please install WooCommerce
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items

Escritor Alberto Mussa é entrevistado no Roda de Samba

cmncd Avatar

“A função da literatura é criar incômodo”, acredita o escritor carioca Alberto Mussa, 63 anos, entrevistado neste domingo (6), ao meio-dia, no programa Roda de Samba produzido pela Rádio Nacional e pela Agência Brasil.

Mussa provoca incômodos ao cruzar as fronteiras da narrativa de racionalidade ocidental para explorar histórias mitológicas indígenas e afro-brasileiras. Desde a sua fundação, no Século 16, o Rio de Janeiro é um lugar para esses encontros, mas também desvios, afastamentos e desconfortos.

Aproximações e distanciamentos estão no fundo do Compêndio Mítico ─ coleção de cinco romances policiais escritos por Alberto Mussa sobre crimes relatados em cada século da existência do Rio – e no seu mais recente livro A Extraordinária Zona Norte (Editora Todavia, 2024), ambientado nos anos 1970 no Andaraí, bairro fronteiriço da Tijuca, de Vila Isabel e do Grajaú.

No novo livro, Mussa faz ficção a partir de coisas que vivenciou garoto e rapaz e do seu conhecimento sobre samba e outros elementos da cultura híbrida carioca, para elucidar um crime ocorrido na Flor da Mina do Andaraí, bloco de carnaval que se tornou escola de samba. O romance ilustra o surgimento dos grupos de extermínio, que antecedem as milícias.

Alberto Mussa também é autor de Samba de enredo: história e arte (2010), escrito com Luiz Antônio Simas, e do ensaio Meu destino é ser onça (2009) – livro que inspirou o enredo do desfile de carnaval de 2024 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio.

O escritor é sobrinho do compositor Didi (Gustavo Baeta Neves), autor dos sambas-enredo antológicos O Amanhã e É hoje ─ apresentados no desfile de carnaval do Rio de Janeiro de 1978 e 1982, respectivamente, pela União da Ilha do Governador.

Escritores como Alberto Mussa são figuras constantes no programa Roda de Samba, que já entrevistou Manuel Herzog, Paulo Lins e Nei Lopes – este também compositor e estudioso das culturas africanas.

Serviço

O que: Programa Roda de Samba

Quando: Todo domingo, ao meio dia

Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC), de Brasília (AM e FM), Recife (FM), Rio de Janeiro (FM), São Luís (FM), São Paulo (FM) e do Alto Solimões (FM).

https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-04/escritor-alberto-mussa-e-entrevistado-no-roda-de-samba


cmncd Avatar

About

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fast Delivery

Order tracking

Refunds

Support