Get Free delivery from $100

Search trend: Polo T-shirt Cap
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items

Your cart (14)

Please install WooCommerce
Search trend: Polo T-shirt Cap

Your cart (14)

Please install WooCommerce
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items
Wishlist
Wishlist
Wishlist

Your wishlist

Please install Brandy Blocks to show wishlist items

Programa de rádio veicula sambas para entender o Brasil

cmncd Avatar

“O Brasil é mais desigual do que as pessoas imaginam. Para entender desigualdade, é preciso olhar para os ricos. De cada R$ 4, R$ 1 está na mão de 1% da população.” Essas reflexões e dados são do sociólogo e economista Marcelo Medeiros, estudioso da realidade brasileira desde os anos 1990.

A convite do programa Roda de Samba, ele examinou os problemas de desigualdade no Brasil à luz de sambas assinados por Dorival Caymmi, Elton Medeiros, Mauro Duarte, Paulinho da Viola, Wilson Baptista, entre outros. O programa vai ao ar neste domingo (20) ao meio-dia pela Rádio Nacional.

Segundo Medeiros, há diversos tipos de desigualdade como de renda, acesso à educação de qualidade, atendimento à saúde e até “na maneira como as pessoas são tratadas pela polícia.” Ele enfatiza que a desigualdade pesa contra as pessoas negras e as mulheres, e, portanto, discutir questões raciais ou direitos reprodutivos “não é identitarismo.”

Em meio às histórias narradas nos sambas, o sociólogo e economista opina que o Brasil não depende de crescimento econômico robusto para diminuir fome e pobreza. “Basta melhorar a distribuição da renda”, diz no Roda de Samba.

O especialista assinala que para isso são necessárias iniciativas como mudar a tributação, que hoje com a carga de impostos regressivos onera os mais pobres e com isenções e subsídios beneficia os mais ricos.

Marcelo Medeiros é pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor visitante na Universidade Columbia, em Nova York. Em 2023, ele publicou o livro Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade (Companha das Letras).

O Roda de Samba é veiculado em rede nas oito emissoras da Rádio Nacional e posteriormente será distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O programa é produzido em parceria entre a Agência Brasil e a Rádio Nacional, e traz semanalmente entrevista com cantores, compositores, escritores, cineastas e intelectuais sobre o universo e o imaginário do samba.

Serviço:

Programa Roda de Samba
Quando: Todo domingo ao meio-dia
Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC), de Brasília (AM e FM), Recife (FM), Rio de Janeiro (FM), São Luís (FM), São Paulo (FM) e do Alto Solimões (FM).
Visite a página do programa: https://radios.ebc.com.br/roda-de-samba

https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-04/programa-na-radio-nacional-veicula-sambas-para-entender-o-brasil


cmncd Avatar

About

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fast Delivery

Order tracking

Refunds

Support