O governo do Rio intensificou o planejamento de prevenção e ações voltadas para a forte chuva que está prevista para esta sexta-feira (4) e que deve permanecer durante o final de semana. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, o avanço da frente fria pelo oceano poderá acentuar os locais de instabilidade, aumentando as chances de tempestade, raios e ventania em diversas regiões do estado.

O governador Cláudio Castro anunciou medidas para minimizar os efeitos do temporal. “Estamos atuando de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos causados pela chuva que está prevista para o fim de semana. Nossas equipes trabalham, sem parar, monitorando todo o estado. Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, disse.


Rio de Janeiro (RJ), 06/10/2023 - O secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, falam com a imprensa após reunião no Palácio Guanabara. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 06/10/2023 - O secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, falam com a imprensa após reunião no Palácio Guanabara. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ) – O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil – Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), monitora 24 horas por dia as condições climáticas e os níveis pluviométricos, emitindo alertas de risco.

“É importante que a população fique atenta aos alertas e siga as orientações. A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles.

>>Governo do Rio anuncia R$ 8 bilhões para enfrentamento de temporais

Investimento

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros receberam investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia para a gestão de riscos e respostas a desastres, como o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, com 202 sirenes e 70 pluviômetros.

A corporação está preparada para atender quaisquer emergências, nos 92 municípios, com apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres.


https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-04/rio-se-prepara-para-frente-fria-que-podera-trazer-tempestade

Podcast also available on PocketCasts, SoundCloud, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, and RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Podcast

Join Naomi Ellis as she dives into the extraordinary lives that shaped history. Her warmth and insight turn complex biographies into relatable stories that inspire and educate.

About the podcast