Seis dos 10 surfistas brasileiros que disputam a etapa de El Salvador, da Liga Mundial de Surfe (World Surfe League-WSL) já carimbaram vaga direta na terceira terceira fase (round 3). Nesta quinta-feira (3), segundo dia de competição na praia de Punta Roca, no Oceano Pacífico, teve classificação de Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Ian Gouveia e Deivid “DVD” Silva. Eles se juntaram a João “Chumbinho” Chianca e Yago Dora que avançaram na quarta (2), quando começou a primeira fase das baterias masculinas. No entanto, elas foram interrompidas devido à piora das condições do mar e só foram retomadas hoje (3). No feminino, o Brasil conta apenas com Luana Silva, que ainda não estreou.

O primeiro a avançar nesta quinta (3) foi o potiguar Ítalo Ferreira, atual líder do ranking, que competiu com o australiano George Pittar e o anfitrião Bryan Perez. Com ondas muito espaçadas, Pittar começou melhor, surfando uma onda que valeu nota 7.00, a mais alta até que Ítalo, a 10 minutos do fim da bateria, cravou um aéreo e uma série de manobras. Foi o suficiente para o brasileiro, campeão mundial e primeiro surfista campeão olímpico na história, conseguir nota 8.00 e totalizar 14.67, avançando à terceira fase em primeiro lugar. O australiano (14.17) também se classificou e Perez (8.80) foi para a repescagem.

Depois foi a vez do bicampeão mundial Filipe Toledo e Ian Gouveia brilharem na bateria, que teve também o mexicano Aln Cleland. Filipinho avançou na liderança, ao totalizar 15.77, o maior somatório até o momento em El Salvador,  e Gouveia (10.90) assegurou a segunda vaga. Cleland (10.34) foi para a repescagem.

Na última etapa do dia, teve dose dupla de paulistas: Miguel Pupo e Deivid DVD. Eles competiram com o do norte-americano Jake Marshall, que avançou  em primeiro lugar, com total de 12.16. Por muito pouco Pupo não se classificou em segundo lugar, mas no último minuto da bateira, DVD o ultrapassou com somatério de 9.56 – Pupo totalizou 9.29 e disputará a repescagem.

Outros três brasileiros também vão brigar na repescagem para garantir presença  na terceira fase: Alejo Muniz, Edgard Groggia e Samuel Pupo (irmão de Miguel Pupo).

Após o término do torneio masculino, teria início a disputa das baterias femininas, mas a maré baixa causou a interrupção da competição em El Salvador. Luana Silva é a única representante brasileira no torneio feminino, após a gaúcha Tatiana Weston-Webb anunciar uma pausa na carreira até o fim deste ano, para cuidar da saúde física e mental. 

A janela de competições da etapa de El Salvador vai até 12 de abril.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2025-04/seis-brasileiros-vao-direto-3a-fase-da-etapa-da-wsl-em-el-salvador

Podcast also available on PocketCasts, SoundCloud, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, and RSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Podcast

Join Naomi Ellis as she dives into the extraordinary lives that shaped history. Her warmth and insight turn complex biographies into relatable stories that inspire and educate.

About the podcast