Ciclone tropical ameaça agravar a crise humanitária na inundada África Oriental

Posted by

Spread the love

5 de maio de 2024

 

Agência VOA

A Organização Meteorológica Mundial alerta que o ciclone tropical Hidaya, que deverá atingir a Tanzânia e o Quénia neste fim de semana, ameaça agravar a crise humanitária desencadeada por chuvas torrenciais nestes e noutros países fortemente inundados na África Oriental.

“Hidaya é o primeiro sistema documentado a atingir o estatuto de ciclone tropical nesta parte do mundo. Não estamos falando do Sudão. Estamos a falar da África Baixa e Oriental”, disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, aos jornalistas em Genebra, na sexta-feira.

“É historicamente significativo. Também terá um impacto muito grande, especialmente na Tanzânia, onde o solo já está totalmente encharcado. A Tanzânia, que sofreu inundações, está prestes a ser atingida por mais fortes chuvas que caem… deste sistema.

“E a humidade deste ciclone tropical também terá impacto no Quénia, onde também há inundações muito, muito fortes”, disse ela, observando que “as alterações climáticas estavam a sobrecarregar condições meteorológicas extremas”.

O El Nino, que provocou fortes chuvas e graves inundações que varreram a África Oriental, está a diminuir. Apesar disso, a OMM afirma que este evento climático ainda tem um grande impacto e está a provocar mais chuvas fortes, inundações devastadoras e deslizamentos de terra na região da África Oriental.

Embora o número de vítimas continue a aumentar, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários informa que este desastre já matou mais de 400 pessoas. Isto inclui pelo menos 210 no Quénia, mais de 150 na Tanzânia e outros no Burundi, Ruanda e Somália.

O OCHA relata que fortes chuvas e inundações nestes cinco países afectaram mais de 637 mil pessoas, incluindo 234 mil deslocadas. Afirma que os governos e as agências humanitárias ainda estão a avaliar os danos e a destruição das infra-estruturas, que são extensos.

“Em termos de perdas económicas, ainda é cedo para dizer. Quando você olha as imagens de pontes e estradas sendo destruídas, vai ser imenso”, disse Nullis. “A perda de gado, a perturbação da agricultura. É um investimento enorme, enorme.”

Num discurso dirigido à sua nação na sexta-feira, o presidente queniano, William Ruto, delineou uma série de medidas para lidar com esta emergência, observando que nenhum canto do país “foi poupado desta destruição”.

“Infelizmente, não vimos o fim deste período perigoso, pois espera-se que esta situação se agrave”, disse ele. “Os relatórios meteorológicos pintam um quadro terrível. As chuvas persistirão, aumentando tanto em duração como em intensidade durante o resto deste mês e possivelmente depois.”

Notícia relacionadɑ
Chuvas fortes e inundações na África Oriental causam pelo menos 155 mortesFonte
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *