EUA realizam novos ataques com mísseis aos houthis no Iêmen

Posted by

Spread the love

18 de janeiro de 2024

 

As forças dos EUA realizaram ataques aéreos na noite de quarta-feira contra 14 mísseis dos houthis no oeste do Iêmen, disse o Comando Central dos EUA.

“As ações dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã continuam a colocar em perigo os marinheiros internacionais e a perturbar as rotas comerciais no sul do Mar Vermelho e nas vias navegáveis ​​adjacentes”, disse o general Michael Erik Kurilla.

“Continuaremos a tomar medidas para proteger as vidas de marinheiros inocentes e sempre protegeremos o nosso povo”, disse ele.

Os ataques dos EUA são a quarta ação direta, incluindo uma com as forças britânicas, contra rebeldes houthis no Iêmen, em resposta a ataques e ameaças a navios no Mar Vermelho.

Os ataques ocorreram horas depois que um drone lançado da parte do Iêmen controlada pelos houthis atingir um navio de bandeira das Ilhas Marshall. O operador do navio não relatou feridos no ataque e disse que o navio sofreu danos limitados.

Um porta-voz da Marinha da Índia disse na quinta-feira que um contratorpedeiro indiano respondeu a um pedido de socorro do M/V Genco Picardy e prestou assistência à tripulação de 22 pessoas, que incluía nove indianos. Um especialista inspecionou a área danificada e tornou segura a viagem do navio até o porto.

Os houthis dizem que estão agindo em solidariedade com os palestinos em meio à guerra de Israel.

As principais companhias marítimas responderam redirecionando os navios na rota mais longa e mais cara em torno da África. A rota do Mar Vermelho é uma ligação marítima vital entre a Europa e a Ásia, transportando cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *