Navios da guarda costeira filipina e chinesa envolvidos em novo confronto no Mar da China Meridional

Posted by

Spread the love

30 de abril de 2024

 

As Filipinas afirmam que um dos seus barcos foi danificado durante uma altercação com navios da guarda costeira chinesa numa área disputada do Mar da China Meridional na terça-feira.

A Guarda Costeira das Filipinas emitiu um comunicado dizendo que dois dos seus barcos entregavam alimentos e combustível aos pescadores que trabalhavam perto de Scarborough Shoal, um atol rico em pesca capturado pela China em 2012, apesar de estar dentro da zona económica exclusiva de 200 milhas náuticas das Filipinas.

Imagens de vídeo feitas por uma equipe de notícias da British Broadcasting Corporation (BBC) a bordo de um dos navios mostram o outro navio atingido por canhões de água por dois dos navios chineses. O navio filipino sofreu danos na amurada e na cobertura.

A guarda costeira filipina afirma que a China instalou uma barreira flutuante na entrada do banco de areia.

A guarda costeira chinesa afirma ter expulsado os dois navios filipinos, o que Manila nega.

O incidente de terça-feira foi o mais recente confronto entre navios da guarda costeira da China e das Filipinas perto de recifes disputados no Mar do Sul da China nos últimos meses.

Manila diz que um dos seus navios foi danificado e quatro tripulantes ficaram feridos em março, durante uma missão para entregar suprimentos e uma nova rotação de tropas para um navio de guerra filipino intencionalmente encalhado no Second Thomas Shoal para manter as reivindicações do arquipélago sobre o recife submerso.

A China reivindicou soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional, ignorando reivindicações concorrentes de vizinhos regionais, incluindo as Filipinas, Taiwan e Vietname.

Um tribunal de arbitragem internacional em Haia disse em 2016 que as reivindicações da China não tinham base legal – uma decisão que Pequim rejeitou.

Fonte
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *