27 de fevereiro de 2024
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, viajou para a Arábia Saudita na terça-feira para discutir a libertação de prisioneiros de guerra da Rússia e avançar com um plano de paz.
O encontro de Zelenskyy com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman ocorre um dia depois de o príncipe ter recebido Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do parlamento russo, a Duma, entre outras autoridades russas.
O príncipe herdeiro Mohammed procura posicionar-se como intermediário nas conversações de paz entre a Ucrânia e a Rússia e já mediou negociações de troca de prisioneiros.
Zelenskyy escreveu na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que a Ucrânia continua a “contar com o apoio ativo contínuo da Arábia Saudita” para levar adiante a sua “fórmula de paz”.
A fórmula de paz é um plano de 10 pontos que visa expulsar todas as forças russas do território ucraniano e responsabilizar a Rússia por crimes de guerra, entre outras coisas.
Moscou rejeita estas ideias.
Zelenskyy escreveu ainda: “A liderança do reino já contribuiu para a libertação do nosso povo. Estou confiante de que esta reunião também produzirá resultados”.
Leave a Reply