ONG na Bahia cuida de jovens acometidos pela epidermólise bolhosa. Adquirir suas máscaras é um ato de amor pela saúde das pessoas e de solidariedade

Jardim das Borboletas, entidade sem fins lucrativos que ajuda diretamente crianças e jovens portadores de uma doença rara e grave, a epidermólise bolhosa (EB), passou a produzir máscaras para proteção contra a disseminação da covid-19. Os voluntários as criam e entregam pelos correios em todo o Brasil. A renda obtida é 100% revertida para benefício das pessoas atendidas pela entidade.

“Nossas máscaras são de tecido 100% algodão, laváveis, com duplo filtro”, afirma Aline Coutinho, presidente do Jardim das Borboletas. “Elas custam R$ 4 reais a unidade, para compras acima de 30 unidades. Ou R$ 5 a unidade, para compras de menos unidades. Elas devem ser lavadas com água e sabão, secadas ao sol e depois passadas com ferro quente. Esse processo deve ser repetido todas as vezes em que elas forem usadas e retiradas do rosto”, salienta Aline.

Prevenção da covid-19 – O correto é ter mais de uma máscara, que deve ser trocada a cada duas horas, no máximo, ou se ficar úmida. Depois que for retirada, ela não deve ser utilizada até que novamente seja lavada com água e sabão.

As máscaras devem ser armazenadas em sacos plásticos. Após higienizá-las e com as mãos também lavadas, devem ser guardadas em um saquinho plástico, sem encostar os dedos na parte interior das mesmas. Elas nunca devem ser compartilhadas, mesmo após serem higienizadas. Se mais de uma pessoa tiver máscaras na casa, vale ter maneiras de diferenciá-las, lavando-as separadamente das demais máscaras e também de outras roupas.

Solidariedade na compra de máscaras – A ONG Jardim das Borboletas presta auxílio direto a dezenas de crianças e jovens que convivem com epidermólise bolhosa no país, nos estados da Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. A entidade aceita doações de itens e direciona os valores arrecadados para compra de curativos (importados, Mepilex Transfer, que são os adequados para epidermólise bolhosa), medicamentos, suplementos alimentares e financiamento de cirurgias para os pacientes.

Conheça mais sobre o seriíssimo trabalho da ONG Jardim das Borboletas:

Endereço:       Rua Santos Dumont, 100 – Centro – Caculé – BA – 46300-000

Instagram:      www.instagram.com/jardimdasborboletas_/?hl=pt-br

Facebook:       www.facebook.com/borboletinhadojardim

Site:                www.ongjardimdasborboletas.com.br

Whatsapp:       (77) 8815-2565 – Aline Coutinho

Doações:

Bradesco

CNPJ: 28.413.544/0001-02

Agência: 3092-9

Conta corrente: 20149-9

Banco do Brasil

CNPJ: 28.413.544/0001-02

Agência: 4573-x

Conta corrente: 17000-3

Caixa

CNPJ: 28.413.544/0001-02

Agência: 4589

Conta poupança: 9561-0

Sobre a EB

A epidermólise bolhosa é uma má formação da pele e das mucosas, de origem genética. Com isso, surgem bolhas dolorosas pelo corpo, interna e externamente. Essas lesões necessitam de curativos específicos, que no Brasil são importados, a fim de aliviar os sintomas e prevenir novas lesões e infecções. Distrofias nas mãos, nos pés e órgãos internos e desnutrição são algumas complicações comuns dessa doença.

Sobre o Jardim das Borboletas

Por ser tão delicada quanto a asa de uma borboleta, a pele dos pacientes com epidermólise bolhosa é conhecida como “pele de borboleta”. E foi essa metáfora que deu nome à ONG Jardim das Borboletas, fundada por Aline Coutinho em março de 2016, na cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia. A ONG é auditada e publica todos as suas doações e ações transparentemente a todos os seus doadores. Saiba mais sobre o trabalho da ONG Jardim das Borboleta no InstagramFacebook e Site.