Não houve recusa dos profissionais de saúde listados a fazer parte do processo de vacinação na instituição; Expectativa é que a 2° dose aconteça no prazo.

Com alta taxa de adesão, mais de 95% dos residentes da Cora Residencial Senior das unidades Cora no Tatuapé, Jardins, Ipiranga, Higienopolis e Campo Belo (em São Paulo) foram vacinados contra a Covid-19. As vacinações das cinco unidades aconteceram simultaneamente no dia 22 de janeiro (última sexta-feira). Não houve recusa dos profissionais de saúde da Cora listados a fazer parte do processo de vacinação na instituição.

“A Cora vem trabalhando de forma ativa junto aos órgãos de saúde para acelerar o processo de vacinação de toda a sua comunidade contra a Covid-19. Quando fomos informados que o lote da vacina estava a caminho, nós comemoramos, mas também reforçamos com os familiares dos idosos a importância de engajá-los a participarem desse movimento. E, graças aos esforços e mobilização de nossa equipe, que alcançamos uma alta taxa de adesão. Estamos muito felizes em poder fazer a nossa parte na história para a contenção do vírus Covid-19!” afirma Dra. Ana Catarina Quadrante, coordenadora médica e geriatra da Cora Residencial Senior.

A mobilização da equipe da Cora junto às famílias aconteceu por meio de comunicados, ligações e ativações proativas assim que a ANVISA aprovou o uso emergencial de doses da Coronavac envasadas pelo Butantan. O mérito também é das autoridades responsáveis pela vacinação, que foram rápidas e eficientes.

“Eu fui tomar a minha vacina de coração aberto, muito confiante. A minha emoção e a minha fé eram tão grandes que nem doeu a picada e eu já saí de lá falando `agora nem chega mais perto de mim esse vírus`. E depois da vacina eu criei outro ânimo. Agora, acordo bem mais tranquila – lógico, continuo usando a máscara (eu tiro a minha máscara só no meu quarto) e continuo com a higiene das mãos constantemente. Mas com outro ânimo, pensando: vamos ter um amanhã, ter o dia seguinte. Depois da vacina você passa a pensar `tá ficando mais próximo para a gente poder levar uma vida normal`” afirma a sra. Luci Nunes, de 77 anos, residente da Cora Residencial Ipiranga. 

Segundo documento recebido pela instituição, a priorização de grupos para vacinação de emergência são: profissionais de saúde, os residentes idosos em ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e pessoas com 18 anos ou mais com deficiência (institucionalizadas). 

“O primeiro grande passo foi dado. Agora, aguardamos a comunicação oficial dos órgãos oficiais quanto à data da segunda dose” comenta a Dra. Ana Quadrante. Já a sra. Luci afirma: “meu braço já está prontinho para pegar essa segunda picadinha”.

Trajetória 

Os residenciais para idosos foram impactados com a pandemia Covid-19, desde os primeiros casos da contaminação pelo novo coronavírus ao redor do mundo e o decreto de pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 11 de março de 2020.

Quando o vírus chegou ao Brasil, prontamente a Cora criou um Comitê formado pelas lideranças da instituição com foco na implementação e manutenção dos protocolos necessários para proteger os residentes, familiares e colaboradores. 

Para entender os cenários encarados ao redor do mundo, foram realizadas troca de melhores práticas com especialistas parceiros na Europa e Brasil, para compreender quais foram os pontos fortes e frágeis na contenção do vírus nos residenciais Brasil afora. 

Entre as diversas iniciativas para estimular a segurança de todos, a Cora deu início a divulgação de campanhas de comunicação focadas na conscientização sobre a importância dos protocolos de prevenção, os treinamentos ganharam ainda mais relevância nos processos operacionais por meio de sessões de educação e aplicação de protocolos, com reciclagens periódicas, entre outras ações.  

Em números 

  • O rigoroso monitoramento da saúde dos residentes ultrapassou a marca de 3 milhões de aferição dos sinais vitais.
  • Para conter a sensação de isolamento (devido a restrições de visitas), foram realizadas mais de 8 mil telechamadas dos residentes com seus familiares, teleatendimento com psicoterapeutas, e as atividades de música, conversas e leitura, ainda que adaptadas, em nenhum momento foram suspensas.
  • Foram realizados mais de 1200 treinamentos para os funcionários.

Sobre a Cora Residencial Senior

Cora  foi criada em 2015 com o objetivo revolucionar o conceito de instituição de longa permanência, rompendo com o antigo modelo de casas de repouso. Atualmente com cinco unidades, está presente em bairros com localizações estratégicas na cidade de São Paulo. Cora é referência em cuidado aos idosos oferecendo equipes de assistência multidisciplinar, estruturas completas, segurança, e socialização para maiores de 60 anos. O atendimento nas unidades diferencia-se por proporcionar cuidado, afeto e atenção profissional para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.