Hugo Bagagi, cabeleireiro consultor da Ikesaki, traz dicas de tendências em 2023 para cabelos lisos, cacheados e crespos  

Será que as cores e cortes de cabelos podem transmitir emoções? E aquela tendência de corte Long Bob vista na Internet, será que serve para todas as mulheres? Ao pensar em mudar o tom ou o corte e dar um up no visual, podem surgir várias dúvidas. Para saber mais sobre estas e outras questões, conversamos com o especialista Hugo Bagagi, cabeleireiro consultor da Ikesaki

Segundo Hugo, cores e cortes de cabelos podem transmitir emoções. “O cabelo traduz sentimentos e emoções, e é uma característica individual de cada pessoa. Ele pode ser fonte de poder, para expressar algo, desde lutas até conquistas. Ele não simplesmente veste o rosto, é parte de uma harmonia entre o estado de espírito da pessoa e o que ela externa”, avalia. 

A seguir, Hugo aponta as tendências em cabelos para este ano para a mulher empoderada: 

Cor e corte

O cabelo pode ser chamativo ou mais discreto. Ele pode transmitir rebeldia, doçura, segurança, naturalidade, extroversão, minimalismo e por aí vai. Antes de cortar e colorir, vale conversar com o/a profissional de beleza para que haja um alinhamento das expectativas. 

O que combina com a pessoa é o que ela se identifica 

Ao escolher a cor, o importante é que o profissional conheça técnicas de visagismo e busque entender com o que a pessoa se identifica e o que é importante para ela na vida pessoal e profissional. O respeito ao estilo de cada um é fundamental. 

Tendências 

O ruivo acobreado continuará dominando, assim como o loiro dourado, o caramelo e os chocolates. O loiro claro vem menos “branco”, agora com tons bege, avelã ou baunilha. O fundo chocolate com mechas beges, suavizando a raiz, segue forte. Em todos os casos, a naturalidade está em alta. 

Os contornos seguem firmes este ano, com a parte frontal iluminada, destacando a nuca ao prender os cabelos e suavizando o topo da cabeça (cúspide), em um jogo de sombra e luz. 

Teste de resistência química 

O chamado teste de mecha serve para entender a saúde do cabelo, se ele resiste à química e se a cor ficará de acordo com o que a cliente quer. Ele pode ser solicitado quando o cabelo está fragilizado ou quando a cliente quiser ver a cor antes de ela ser aplicada em todo o cabelo. 

Recuperação após a coloração 

O cabelo perde partículas nos processos químicos. Por isso, são importantes as reconstruções hidrolipídicas para devolver a maleabilidade, flexibilidade e brilho. Produtos com colágeno, queratina hidrolisada, macadâmia e óleos essenciais são ótimos para esta finalidade. Os cronogramas de nutrição, reconstrução e hidratação a cada 10 dias são perfeitos para cabelos coloridos. 

Penteados em alta 

Para os lisos, seguem em alta os penteados mais naturais, os rabos na altura da nuca, com movimento e algum tipo de textura. Ou os rabos no topo, amarrados aparentemente com a própria mecha do cabelo. É possível variar a textura, criar cachos, ondas, em looks mais glamurosos.  

Para os cacheados e crespos, eles podem ser bem trabalhados com finalizador, em penteados superpoderosos, ou em tranças laterais, ou ainda em toda a extensão com um coque no topo. O importante é modelar de acordo com o tamanho dos cachos, eliminando o frizz

Sobre a Ikesaki – A Ikesaki Cosméticos é a rede de hiperlojas do profissional de beleza com 58 anos de história de inovação em seu DNA. Fundada por Hirofumi Ikesaki, em 1964, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a marca iniciou como o primeiro supermercado de produtos de beleza com um sistema de autosserviço de cosméticos. O modelo de varejo criado pela Ikesaki tem por base o respeito a todos os seus públicos, fornecimento de conteúdo e serviços exclusivos e evolução contínua, valorizando as marcas e produtos dos seus fornecedores. A marca conta hoje com nove hiperlojas no Brasil com milhares de metros quadrados e hiperloja online, todas mantendo o conceito original de ponto de venda com soluções completas, grande variedade de produtos e serviços e a melhor experiência de compra para os clientes, em um ambiente 100% voltado para a beleza. Para saber mais, acesse a Hiperloja OnlineFacebook, InstagramLinkedIn e Twitter. Central de atendimento: (11) 3122-6100.